E aconteceu na semana passada o VJ Torna Brasil 2010, a primeira batalha de VJs no Brasil

por vj Spetto

A batalha teve um juri de peso internacional formado por Laki Laszlo (criador do VJ Torna Internacional), Boris Eldestein e Ilan Katin, (os criadores do Modul8), Jodele Larcher (VJ e diretor de TV), Palumbo (considerado o primeiro VJ do Brasil) e a dupla vencedora do ultimo VJ Torna Internacional, VJ Spetto e VJ Zaz.


acima foto de vj Palumbo

Em cada combate um VJ enfrentava o outro em rounds de 6 minutos de duração. Já a trilha sonora era aleatória e poderia incluir qualquer estilo. Mas o desafio não ficava só por ai: a cada fase o Juri mudava as regras, de forma a impor um nivel maior de dificuldade aos competidores.

Participaram VJs de todo o Brasil, e inclusive 2 estrangeiros: VJ Nueve Polar e Laura Rmz a.k.a. VJ Optikal, os dois da Colômbia. Ao todo 24 participantes fizeram parte da competição VJ Torna Brasil 2010.

O evento também contou com a presença de ilustres da cena do vídeo: estiveram por lá a pesquisadora e diretora Patricia Moran, o videoartista e curador Luiz Duva, e Fernão Ciampa, VJ mentor do coletivo Embolex.

Além da competição o VJ Torna Brasil 2010 contou também com workshops e palestras durante dois dias. O crew da GarageCube, Ilan Katin e Boris Eldestein ministraram aulas de Modul8 para usuários básicos e avançados. Técnicas de programação, utilização de sensores para instalações interativas e controle do sistema de iluminação fizeram parte dos assuntos abordados. Os workshops tiveram grande procura e todas as vagas disponíveis foram preenchidas com grande antecipação.

Um dos momentos mais legais foi quando Laki Laszlo apresentou seu trabalho frente a Cinetrip, empresa que organiza o VJ Torna Internacional e as SPArty – festas organizadas nos banhos turcos / spas da Hungria. Dono de uma criatividade impar, Laki Laszlo surpreendeu a todos com suas idéias e trajetória como VJ e promotor de eventos / intervenções no Leste Europeu.

A COMPETIÇÃO

Logo de início, uma primeira mudança nas regras: os competidores foram avisados cerca de uma hora antes do início do torneio que deveriam montar um set com o seu material próprio, de forma com que demonstrassem o nível de seus trabalhos.

A competição foi acirrada e para o segundo dia 12 participantes passaram. Novamente as regras mudaram: dessa vez os VJs teriam uma hora para criar um set a partir de um DVD com loops pré-selecionados pelo Juri.

Houve momentos de grande emoção, como quando em um placar empatado VJ Spetto teve que decidir entre dois candidatos.

Ao final de cada performance o Juri comentava o que tinha sido bom e mau no set dos VJs. Esta filosofia posta pelo Juri tem o intuito de fazer com que os artistas aprendam o que pode ser melhor para sua performance. Os participantes eliminados e vencedores prestavam muita atenção em cada comentário do Juri.

Mais pro final da competição, já com poucos VJs no páreo as torcidas foram se formando. Quando na ultima fase os três finalistas Robson Victor (também conhecido como VJ Balde), VJ Erms e VJ 1mpar subiram ao palco. Foram muito ovacionados e representaram uma unanimidade entre todos.

Os três finalistas competiram entre si, em um triangular. A regra nessa fase era simples: em terceiro ficaria quem perdesse dois rounds, o segundo era pro competidor que ganhasse um e perdesse o outro round, e o campeão seria aquele que vencesse dois rounds.

Como haveria de ser, VJ Balde e VJ Erms passaram a disputar o troféu do VJ Torna Brasil 2010. Em um set acirrado, os VJs conseguiram o impossível: o Juri em duvida pediu um novo round entre os dois com mais uma mudança de regra, agora eles teriam que performar com todos os loops que dispusessem.

Foi nessa hora que Robson Victor encantou a platéia e o Juri, a cada virada de imagens o publico vibrava, batia palmas, gritava. Ao final já não havia mais duvidas, e o VJ Torna Brasil 2010 tinha um campeão: VJ Balde levou o Caneco!

Mas para não fugir a regra, mais uma mudança: em reconhecimento ao talento e qualidade dos dois finalistas a organização resolveu premiar o segundo e o primeiro colocado, dando duas passagens para Budapest. Dessa forma, na próxima edição do VJ Torna Internacional, a acontecer em outubro deste ano, teremos um time de ases representando o Brasil na competição.

A iniciativa de trazer o VJ Torna ao Brasil foi dos United VJs, crw liderado por VJ Spetto & VJ Zaz e contou com a produção de Denise Lara (Denaise) e assistência de Robson Brz e Rodrigo Phantazma. A documentação foi feita por Nacho Duran. O evento foi patrocinado pela Passport, através do programa The Green Project VJ e também teve apoio da Azul Linhas Aéreas, que patrocinou a passagem de VJs que eram de fora de São Paulo – o que possibilitou que o evento tivesse uma abrangência nacional.

Mais do que uma competição, o 1º VJ Torna Brasil 2010 foi uma forma de mostrar de verdade a qualidade do trabalho dos VJs brasileiros de uma forma muito mais autêntica do que os infames top rankings de revistas e sites, inflados por votações artificiais.

Com certeza a dica que fica é preparar os loops matadores e treinar muito, pois no próximo ano mais um VJ Torna estará por aí, trazendo conhecimento, ensino de novas técnicas, troca de experiências, união de grupo, competição e premiação.

Todos os videos do The Green Project VJ + materias na TV
http://www.youtube.com/vjtornabrasil

Todas as fotos do VJ Torna Brasil 2010
http://www.flickr.com/photos/vjspetto/collections/72157624790888954/

Logo mais, durante os próximos dias vou subindo os vídeos da competição em si.

Sobre mexemexetupi

vj/dj artista visual
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s